quarta-feira, 19 de outubro de 2011

IV Oficina de Ciências


IV Oficina de Ciências



           Aconteceu na terça-feira, 11 de outubro, a IV Oficina de Ciências: Aula-passeio ao Espaço COPPE Miguel de Simone/UFRJ, que mais uma vez reuniu os educadores dos Anos Finais e da Educação Infantil.
          A Equipe do Espaço COPPE ofereceu aulas interativas e interdisciplinares em quatro dos seus dez nichos temáticos que versam sobre questões práticas do nosso cotidiano e as suas relações com a ciência e a tecnologia. Foram eles:
Matéria e energia – as forças da natureza e as fontes alternativas de energia; Trabalho, Serviços e Entretenimento – a tecnologia e a sua contribuição para o desenvolvimento das atividades do dia a dia,  Sociedade e Meio Ambiente – a tecnologia mediando as relações entre os homens e a natureza.
             Apesar da chuva, a maioria dos inscritos – 30 educadores - compareceu no local e horário combinados.
            Embora todo o grupo tenha participado ativamente da oficina temos que destacar a participação das nossas colegas aceitaram fazer uma “sessão de descarrego”, assim chamada em função da perda de elétrons para a Máquina eletrostática de Van de Graaff; as “meninas ficaram superpositivas!
                     
            Sugerimos esta aula-passeio para os alunos dos 8º e 9º anos, conforme a orientação da equipe Espaço COPPE e, também, de acordo com nossa organização curricular. 
            Vale lembrar que a COPPE, fundada em 1963 e hoje o maior centro de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina, ofereceu gentilmente, através do Espaço COPPE, esta aula-passeio aos nossos professores, em comemoração ao Dia do Mestre. Seu público-alvo original são os alunos (8º e 9º anos do ensino fundamental e Ensino Médio) das redes pública e particular de ensino.


    Fica a Dica ... se você trabalha com turmas que não preenchem o requisito para uma visitação ao Espaço COPPE,  uma boa alternativa é o Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ (antiga Federal de Química) - Campus Nilópolis. Agende uma visita para conhecê-lo e preparar sua aula.

    “Nosso conhecimento deve ser para além do que ensinamos.”

    Alice Cruz  -
    Professora Cooperadora de Ciências – Anos Finais
    Denise Araújo, Denise Cruz e  Elizabeth Teixeira
    Equipe de Educação Infantil.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário