quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cursos - Estação das Letras

Indicamos alguns cursos interessantes que acontecem na Estação das Letras espaço que oferece, " há mais de 15 anos, cursos e oficinas que abrangem todo o universo da escrita, além de cursos específicos voltados à formação de profissionais para o mercado editorial. Como pólo irradiador de incentivo à leitura, também desenvolve e coordena cursos sobre a vida e a obra de importantes escritores."

Clarice Lispector – histórias de mãe para filho

Ementa Leitura dos livros infantojuvenis da autora: A vida íntima de Laura, A mulher que matou os peixes, O mistério do coelho pensante, Quase de verdade e Doze lendas brasileiras. Exercícios criativos e análise de textos escritos pelos participantes dentro deste mesmo espírito – o conto e reconto de geração para geração.

 Maiores informações clique aqui.

Criação Literária: da tradição oral ao texto escrito
Ementa Partindo dos exemplos das literaturas africanas da tradição oral – das suas cosmogonias, dos seus contos e lendas, dos seus mitos e fábulas, dos seus poemas e canções, dos seus jogos infantis e provérbios, aliados aos seus rituais de iniciação e de passagem, ao seu culto dos antepassados, aos rituais de nascimento e morte, de caça e de colheita – , é propósito da oficina produzir uma reflexão sobre o texto escrito (ficção narrativa, teatro, poesia, literatura infantojuvenil) elaborado a partir da matriz cultural da tradição oral.
Pretende-se abordar e incentivar a criação literária nos seus múltiplos gêneros (ficção narrativa, poesia, teatro e literatura infantojuvenil), a partir de exemplos concretos de texto, abordando temas como “ancestralidade e contemporaneidade”; “a palavra: da oralidade à memória escrita da criação literária”; “tradição e modernidade”. Ou seja, analisar e propor a construção literária sustentada na atemporalidade da memória coletiva da tradição oral.
 Para maiores informações clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário