quarta-feira, 23 de março de 2011

Música nas Aulas de História

Disponibilizamos uma lista de músicas que pode ser utiizada nas aulas de História.

“Tempo Rei” – Gilberto Gil (aulas de introdução à História);
“Eu nasci há dez mil anos atrás” – Raul Seixas (aulas de introdução à História);
“Mulheres de Atenas” – Chico Buarque (Antigüidade grega);
“Me masso se não passo na Rua do Ouvidor” – samba enredo da “Acadêmicos do Salgueiro”/1993 (Rio Antigo, capital do império e da república);
“Rio Antigo” – Alcione (Rio Antigo, capital do império e da república);
“Os Sertões” – samba enredo da “Em Cima da Hora”/1976 (Guerra de Canudos);
“Fábrica” – Legião Urbana (Revolução Industrial e proletariado);
“Recenseamento” – Carmem Miranda (Estado Novo);
“O bonde de São Januário” – Wilson Batista (Estado Novo);
“O Bêbado e o Equilibrista” – Elis Regina (Regime Militar de 1964 a 1985);
“Para não dizer que não falei das flores” – Geraldo Vandré (Regime Militar de 1964 a 1985);
“Eu te amo meu Brasil” – Os Incríveis (Regime Militar de 1964 a 1985);
“Meus caros Amigos” – Chico Buarque (Regime Militar de 1964 a 1985);
“Era um garoto” – Engenheiros do Hawaí (imperialismo militar norte-americano);
“Mestre Sala dos Mares” – João Bosco (Revolta da Chibata);
“Disneylândia” – Titãs (globalização);
“Baticum” – Chico Buarque (globalização).

Por Carlos Teles do blog "O Sacerdote de Clio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário