segunda-feira, 2 de maio de 2011

I Ciclo de Debates Educação para as Relações Étnico-Raciais

Caras e caros colegas
Apresentação
 
O Ciclo de Debate sobre Educação das Relações Etnicorraciais resulta da articulação entre dois grupos de pesquisas do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros – LEAFRO/NEABI da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a saber: Educação Superior e Relações Interétnicas (GPESRI) e Afroperspectivas, Saberes e Interseções (Afrosin). Seu principal propósito é criar de um espaço de interlocução sobre temas relacionados as histórias e culturas africanas e afrobrasileiras a partir de uma reflexão crítica, conforme preconizado pelas 
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/CP3/2004).
 
Justificativa

 
Este ciclo de debate se justifica pela necessidade de atendimento das demandas dos profissionais da educação, em especial daqueles que atuam nas escolas da Baixada Fluminense, devido a inclusão dos novos conteúdos pedagógicos e epistemológicos colocados a partir da atualização das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/96 (LDBN), no seu artigo 26A,  pelas Leis 10.639/03 ampliada pela Lei 11.645/08. Com este tipo de encontro espera-se diminuir o fosse existente entre a universidade pública e a escola básica e proporcionar um diálogo positivo em prol da inclusão de uma educação para as relações etnicorraciais.

Programação
 
13h-17h – Apresentação de relatos de experiências e pesquisas sobre práticas docentes de educação para as relações etnicorraciais, história e cultura afro-brasileira e africana
 
18h – Apresentação do Curso de Pós-Graduação de Diversidade Etnicorracial e Educação Brasileira
Prof. Dr. Ahyas Siss (Coord. LEAFRO/UFRRJ)
 
19h – Conferência: “Os Desafios para uma Educação das Relações Etnicorraciais no Brasil”
Profa. Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG) – Conselheira do Conselho Nacional de Educação/CNE
 
 
As inscrições para participação do evento e  apresentação de experiências docentes de 18/04/11 a 04/05/11 pelo endereço eletrônico:  leafro@ufrrj.br ou no local (sala 306, bloco biblioteca)
 
 
 
 

Critérios para apresentação de trabalhos



 

Os trabalhos devem ser inscritos mediante o envio de resumos, que devem possuir de 400 a 600 palavras, digitados em Times New Roman 12, espaço simples com o título em maiúsculas, formatados em Word for Windows, tamanho A4, com margens 2,5, com identificação de autoria e origem institucional. Devem apresentar claramente indicados: objeto de estudo ou do relato de experiência, periodização, fontes, referencial teórico-metodológico e conclusões.

A apresentação dos trabalhos fica sob a responsabilidade do(s) autor(es) que devem primar pela criatividade didático-pedagógica.

Os textos das apresentações devem conter, no mínimo, 08 e, no máximo, 10 laudas, seguindo as mesmas normas quanto à formatação do resumo e da ABNT



É com entusiasmo e zelo que o  Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros (Leafro)
Convida para o I Ciclo de Debates Educação para as Relações Étnico-Raciais
no dia 09 de maio de 2011 de 13h às 22h
no IM/UFRRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário