quarta-feira, 18 de maio de 2011

Curso a distância: América do Sul em Contrução

América do Sul em Construção: o Papel do Brasil e da Argentina Frente ao Mercosul e UNASUL no Séc. XXI

O curso visa proporcionar uma leitura da dinâmica dos processos de integração sul-americana focados no MERCOSUL e na UNASUL, e provocar a discussão sobre o papel das políticas externas do Brasil e da Argentina relacionados a esta dinâmica. Promove uma abordagem centrada sobre os aspectos institucionais mais relevantes desses processos a fim de pensar o necessário grau de convergência em uma agenda compartilhada para permitir que o MERCUSOL e a UNASUL possam lidar com os impactos da globalização.
Carga horária: 20 horas (quatro semanas)

Curso Bilingue ESP/PORT

Programa do curso
Módulo I: Globalização e Integração Regional.
Módulo II:O MERCOSUL no século XXI.
Módulo III: A UNASUL no século XXI.
Módulo IV: Integração e Política Externa da Argentina e do Brasil
no século XXI.

INÍCIO DA TURMA: 23/05/2011

Para maiores informações visite o site www.cenegri.org.br/portaleaeeg

Tutor: Leonardo Granato (Argentina)
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) oferecido em conjunto pelo Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) e pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Direito da Integração Econômica pela Universidad del Salvador (USAL) da Argentina e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne da França. Advogado pela Universidad de Belgrano (UB) da Argentina. Desde 2007, é codiretor executivo da revista acadêmica Sociedad Global (Buenos Aires) e do Observatório Ibero-Americano de Desenvolvimento Local e Economia Social (Málaga, Espanha). Professor e pesquisador universitário. Pesquisador do Departamento de Economia Política e Sistema Mundial do Centro Cultural da Cooperação (CCC) da Argentina e do CENEGRI.
Autor de diversas publicações acadêmicas. Coautor de "Mercociudades, red de" (Editora Capital Intelectual, 2008) e "El desafío de la regionalización" (Editora Capital Intelectual, 2010) e compilador de"Integração Regional Sul-Americana" (Igramol, 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário